sexta-feira, 27 de março de 2009

Os planos de Deus

Os planos de Deus Jz 11:1-8.
  •  Jefté foi chamado de valente e valoroso. Valente: que tem valor, coragem, força; enérgico. Valoroso: que tem valor; corajoso; valente. Gileade: áspero, escabroso (difícil, inconveniente). Jefté significa libertador. 
       Este varão teve a infelicidade de ser filho de uma prostituta e, por isso, foi expulso da casa de seu pai pelos seus irmãos. V3 – Jefté fugiu da presença de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe, onde homens levianos se ajuntaram a ele, e o seguiram. A palavra Tobe quer dizer: frutífera, boa.
      Então jefté era corajoso, forte, valente, difícil e também libertador. Ao ser expulso por seus irmãos sua reação foi fugir para uma terra boa e frutífera. Nesta terra de Tobe ele fez um exército de homens pecadores (levianos). Obs: os homens levianos o seguiam. Não era ele quem seguia esses homens, ele foi quem os conduziu.
     Impressionantemente, quando os filhos de Amom pelejaram contra Israel, quem foi chamado para ser chefe sobre Israel? Quem foi o libertador de Israel? Mt 25:23 - Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Esta palavra se cumpriu na vida de Jefté. Um dia foi expulso de sua casa, outro dia foi chamado a ser chefe sobre Israel. Lembremos agora de José.
    Gn:37:4 - Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente. 28 - Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito. Gn 39:5 - E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo. Gn 41:40 - Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.
      Davi quando fugiu de Saul, foi para a caverna de adulão (ou refúgio), onde liderou um exército de endividados e amargurados de espírito. ISm 22:1,2. Jamais podemos nos desesperar, pois Deus está cuidando de todas as coisas. Ainda que precisemos nos refugiar de grandes perseguições, o plano do Senhor é infalível! José foi rejeitado primeiro para depois ser o grande governador do Egito; Jefté foi primeiro rejeitado para depois ser líder de Israel; Davi foi primeiro perseguido para depois se tornar um grande rei. Quando passar pela tribulação se refugie no esconderijo do Altíssimo (Sl 91), pois só Ele tem poder para virar a mesa.
    · Outra consideração a ser feita é que não importa o tempo em que possa estar esperando a resposta de Deus. Estima-se que Jefté ficou cerca de dezoito anos em Tobe, até que foram buscá-lo. Paulo levou de seis a sete anos em Tarso até que Barnabé fosse ao seu encontro. Quanto tempo você já esperou? Alguma vez já pensou em desistir? Deus tem um plano e um propósito para tudo. “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” Rm 8:28. José foi vendido ao Egito para se tornar governador de lá; Jefté foi expulso de casa para depois ser o líder de Israel.
    · Por último, gostaria de destacar que Deus tem uma obra exatamente onde você está. Vejamos que Deus levou Jefté para que se encontrasse com homens que necessitavam de Deus, bem como Davi foi para a caverna de Adulão e lá foi líder de homens necessitados de uma mudança de vida. Seja usado por Deus onde quer que você esteja, pois deve haver um motivo para você estar nesse lugar, então faça a diferença e seja um libertador dos cativos. Ainda que te levem a lugares onde há trevas, seja você a luz daquele lugar, influencie ao invés de ser influenciado pelo ambiente. Mt 25:23 - Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.